Muito tem se falado sobre as redes sociais no mundo de forma geral, sobre a influência que ele exerceu de diversas formas, mas uma das questões que mais intrigam as empresas é com relação a sua utilização por parte dos colaboradores.
É muito comum vermos empresas bloqueando o acesso as redes sociais para os colaboradores, então uma pergunta que faria, porque a maioria das empresas tem aderido às redes sociais como forma de marketing, contato direto com cliente, controle de qualidade, mas dentro de sua própria empresa é proibido que seus funcionários utilizem as redes sociais.
- Os colaboradores não sabem aproveitar a liberdade que lhe é dada.
- O número de pessoas que utilizam as redes sociais com o intuito profissional é muito pequeno, ou seja, muitos destes colaboradores passariam a conversas com amigos em vez de utilizarem em prol do trabalho naquele momento.
- As redes sociais tornaram-se importantes para que os colaboradores encontrem fontes de conhecimento, especialistas na área, e principalmente contatos para troca de informações sobre determinados assuntos.
- Pesquisar nas redes sociais pode ser uma boa escolha, quando você precisa de opiniões distintas sobre produtos e serviços.
Assim como tudo na vida, existe a questão da mudança perante a uma nova cultura, como muitos se lembram, as empresas bloqueavam as ligações telefônicas por parte dos colaboradores, caso você quisesse realizar alguma ligação teria que solicitar a alguém (obs.: algumas empresas ainda possuem este tipo de pratica), assim como é feito hoje por muitas empresas com relação à internet, caso queira que algum site seja desbloqueado no Firewall terá que solicitar a algum superior, ou seja, ainda estamos vivenciando pelo menos no Brasil, a alteração de cultura com relação à internet, mesmo que as redes sociais faça parte dela, acredito que terá uma mudança cultural separada.
Irá demorar um pouco, até que as empresas entendam a importância das redes sociais para os colaboradores, assim como irá demorar o entendimento de utilização por parte dos colaboradores, pois atualmente muitos não sabem diferenciar a utilização pessoal (em casa) da utilização profissional (no trabalho).
A mudança de cultura é algo complicado e requer uma fase de adaptação, durante está fase devera haver uma compreensão entre as partes envolvidas, assim como uma orientação com relação a sua utilização.
Sinta-se a vontade para complementar o texto e expor a sua opinião.
0 comentários